Complexo Deodoro volta a ser um dos pontos mais visitados de São Luís

Em pesquisa divulgada pelo Observatório do Turismo do Maranhão, o Complexo Deodoro apresenta destaque na resposta dos turistas sobre visitação a locais turísticos da capital. O complexo é um dos mais frequentados, depois do Centro Histórico e das praias. O aumento do movimento é reflexo das obras de revitalização realizadas no local pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Com as obras, entregues em dezembro do ano passado, o local tornou-se mais um espaço de lazer para a população e visitantes, além de contar a história de São Luís por meio de grandes personalidades representadas por bustos encontrados na Praça do Panteon. O volume de obras executadas e em execução na região do Centro pelo Iphan e pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior é o maior dos últimos 30 anos e tem como objetivo fomentar o turismo e o comércio na região, bem como imprimir mais beleza aos espaços públicos.

O Complexo Deodoro é formado pelas alamedas Silva Maia e Gomes de Castro e as praças Deodoro e Panteon, onde estão colocados 18 bustos de renomados intelectuais maranhenses. Durante a revitalização, as peças foram completamente restauradas e agora, em boas condições, com infraestrutura e iluminação adequadas, voltaram a ser cartão-postal da capital. “A representação da cultura ludovicense em diversos espaços da cidade contribui para tornar ainda mais acessível à população e aos turistas a nossa rica história”, diz a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.

Com a requalificação urbanística, o Complexo Deodoro teve todo o seu piso renovado com a colocação de pavimento em concreto lapidado e elementos que favorecem a acessibilidade. Também foi instalado novo mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e caramanchões. A nova iluminação da área permite que o local possa ser frequentado também no período noturno. A área conta ainda com banheiros públicos estruturados e bancos ornamentados com as históricas pedras lioz.

A pesquisa do Observatório do Turismo no Maranhão foi realizada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur); Governo do Estado; e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA) e também aponta que a experiência de visita a São Luís superou o índice de 88% positivo para os entrevistados.

Por MA10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.